Cascais a Vila cidade onde “nasci” e cresci – o Afonso é do Estoril uma vila completamente diferente!!!

Este fim de semana foi um “comeback” em tantos aspetos; voltamos a passear, comer e cheirar os lugares da nossa infância.

Para quem não conhece deixo-vos aqui um roteiro de um dia com o best of de Cascais Guincho – a melhor praia do mundo, digam o que disserem!

E o melhor é mesmo começar por aqui porque se de manhã está boa de tarde levanta o vendaval! Se não estiver bom para a praia vai passear pela ciclovia depois do Farol costuma ter um bocadinho menos de vento!

 

Casa da guia

Obrigatório para uma paragem de café. É uma casa antiga numa falésia com uma vista incrível.

 

Boca do inferno

Tudo na mesma linha junto ao mar, antes de chegar à marina de Cascais existe a mítica Boca do Inferno – Um gruta que o mar criou e que muitos pescadores engoliu. Não percam o mercadinho de coisas artesanais mesmo ao lado

Marina de Cascais

Sempre bom passear num sítio e imaginar-nos num daquele barcos!

 

Parque Marechal Carmona

É “O parque da vila” com galos, galinhas e pavões à solta é o delírio de qualquer criança. Tem a torre caracol que para mim era o topo do mundo, e um parque de brincar fora de série [agora fechado covides]. Fica ao lado do hipódromo se tiverem sorte podem apanhar uma prova a decorrer!!

Museu Condes Castro de Guimarães

É o Palácio dentro do parque marechal Carmona, no fundo o parque era o jardim destes senhores. Outrora um palácio do senhor O’Neill Irlandês e depois vendido aos Condes Castro Guimarães que lhe deram um “VAMP” de glamour para receber os reis de Portugal regularmente. Para alem de ser um palácio lindíssimo tem detalhes preciosos da vida daqueles tempos – ex: o chá com a rainha.

 

Ruas de Cascais

O jardim ir até ao centro de cascais passando pela baía, pelo jardim Visconde da Luz onde tem o carrossel mítico que todas as crianças adoram, pela rua direita e até ao paredão.

 

Paredão de Cascais

Podem ir até S. João a pé, mas ir até à praia da Rata é suficiente para terem um feel dos locals de Cascais. Cada praia atrai um tipo de pessoa ou grupos e para além de ser um passeio giro é uma experiência sociológica!!

Santini

A voltar para o parque façam o caminho pela Rua Valbom e parem no Santini para o melhor gelado do mundo. Por baixo também têm a melhor loja do chinês da zona com andares sem fim e tralha até à inconsciência!

Casa das histórias da Paula Rego

Monumento mais recente com exposição periódicas e uma permanente da Paula Rego.

 

No meio disto tudo não se esqueçam de almoçar! Vou vos deixar umas dicas:

  • cachorros da boca do inferno [uns 500m antes]
  • Confraria, ao lado da igreja da misericórdia
  • Mar do inferno, na boca do inferno – qualidade preço fantástico para marisco
  • Marisco na Praça, no mercado da vila
  • Monte Mar, na estrada do guincho
  • Pateo do pestico, na areia perto do guincho
  • Lagioconda, para os miúdos fazerem as próprias pizzas, na torre

 

 

Espero que gostem! Boas viagens