Vou partilhar com vocês informação que compilei sobre o COVID-19 e como cada companhia vai gerir as suas reservas e reembolsos.

A informação foi retirada do website de cada companhia. As companhias são:

  • TAP
  • Ryanair
  • Airlingus
  • Easyjet
  • Emirates
  • British Airways

 

TAP

ver aqui 

Desde o início da expansão global do Coronavirus (COVID-19), temos vindo a efetuar todos os esforços possíveis de forma a auxiliar os nossos passageiros na gestão das suas reservas. Para que planeie a sua viagem com confiança, garantimos a possibilidade de reagendamento do seu voo sem o pagamento da taxa de alteração associada, em bilhetes emitidos entre os dias 8 e 31 de março de 2020.

A alteração gratuita terá que ser solicitada com uma antecedência de 21 dias*, em relação à da data do primeiro voo, e é aplicável a todas as rotas TAP e a todas as datas de viagem.

Se tem uma viagem para data posterior a 31 de maio de 2020, recomendamos que aguarde a evolução da situação do Coronavirus (Covid-19), e quando a sua viagem estiver mais próxima e se a situação relativa à pandemia se mantiver, verifique novamente junto da TAP quais as alternativas disponíveis.

*Para os Estados Unidos da América, Itália, Israel e Angola (apenas à partida de Itália) não se aplica esta regra.

 

Regras aplicáveis à taxa de alteração gratuita

A possibilidade de reagendamento de voo com taxa de alteração gratuita é aplicável apenas em bilhetes emitidos entre 8 e 31 de março de 2020; O pedido de alteração terá que ser efetuado com um mínimo de 21 dias de antecedência, em relação à data do primeiro voo. Excepto Estados Unidos da América, Itália, Israel e Angola (apenas à partida de Itália); A taxa de alteração de voo é gratuita, no entanto, as diferenças tarifárias serão aplicáveis, caso existam; Não é possível o reagendamento de voo com taxa de alteração gratuita em bilhetes emitidos da tarifa tap|discount; A alteração poderá contemplar a data de viagem e/ou a rota, de acordo com a regra tarifária; Válido apenas para voos operados pela TAP; Válido para bilhetes emitidos em que ainda não tenha sido efetuado nenhum voo; A validade do bilhete não poderá ser estendida; As novas datas de voo terão que cumprir a data de validade do bilhete original; Válido para bilhetes de milhas; Válido para bilhetes emitidos no âmbito do programa TAP Corporate.

 

Como alterar voo

Faça a gestão da sua reserva online:  Clique em Gerir reserva; Insira o seu código de reserva e apelido nos campos indicados e clique em Continuar; No voo que pretende efetuar a alteração, entre na opção Editar ou Alterar; Clique em Alterar voo; Escolha a sua nova data e selecione o voo pretendido. Verifique ainda se os dados da sua reserva estão completos e se tem os contactos atualizados.

Caso necessite de assistência, poderá contactar o Contact Center da TAP. Se o seu bilhete foi comprado através de um agente de viagens, deverá contactar o mesmo diretamente para efetuar quaisquer alterações.

 

Bilhetes emitidos até 7 de março de 2020

Itália, Estados Unidos da América, Israel e viagens de Itália para Angola:

Alteração gratuita aplicável os voos de/para Itália, e de/para destinos definidos por autoridades governamentais (Israel, USA e de Itália para Angola, será cobrada apenas a diferença tarifária caso exista; Aplicável a bilhetes com data original de viagem até 31 de maio de 2020;

A nova data de viagem terá de ter início até 31 de dezembro de 2020 ou até 12 meses desde a data original de emissão do bilhete, consoante a data que for primeiro;  Válido apenas para voos operados pela TAP.

Outros destinos TAP:

Alteração gratuita aplicável a todas as rotas da TAP não mencionadas acima, será cobrada apenas a diferença tarifária caso exista; Aplicável a bilhetes com data original de viagem até 31 de maio de 2020; A nova data de viagem terá de ter início até 31 de dezembro de 2020 ou até 12 meses desde a data original de emissão do bilhete, consoante a data que for primeiro; A alteração terá de ser solicitada com uma antecedência de 21 dias em relação à data do primeiro voo da reserva original. Excepto Estados Unidos da América, Itália, Israel e Angola (apenas à partida de Itália); Válido apenas para voos operados pela TAP.

Nota: Se tem uma viagem para data posterior a 31 de maio de 2020, recomendamos que aguarde a evolução da situação do Coronavirus (Covid-19), e quando a sua viagem estiver mais próxima e se a situação relativa à pandemia se mantiver, verifique novamente junto da TAP quais as alternativas disponíveis.

 

Covid-19: Informações e recomendações acerca das restrições de países/regiões

Restrições aplicáveis aos Estados Unidos da América, República Checa, Açores, Noruega, Itália, Israel e Angola vejam neste site AQUI

 

 

Ryanair

ver aqui

Lisboa, 10 de março de 2020. Ryanair anunciou, terça-feira, 10 de março, a suspensão da programação completa de voos de/para Itália, e dentro do território italiano, depois do Governo italiano restringir as viagens em todo o país para conter a propagação do Covid-19.

Estes cortes adicionais na programação serão implementados da seguinte forma:

Desde as 24.00 de 11 Março até às 24:00 de 8 Abril, todos os voos domésticos da Ryanair dentro do território italiano serão cancelados.

A partir das 24:00 de 13 Março até às 24.00 de 8 de Abril, todos os voos internacionais de/para Itália serão cancelados.

Todos os passageiros afectados pelos cancelamentos de voos foram notificados por e-mail. Os passageiros que necessitam regressar aos seus países poderão solicitar uma alteração gratuita para um dos voos Ryanair programados até às 24.00 de 13 de março. Os passageiros afectados poderão optar por um reembolso total ou um crédito de viagem que poderá ser utilizado nos próximos 12 meses em voos da Ryanair.

A Ryanair continua a cumprir integralmente as directrizes governamentais e da OMS, além das restrições de viagem. A situação muda diariamente, todos os passageiros afectados por restrições de viagem ou cancelamentos estão a ser notificados por e-mail e estão a receber transferências de voos, reembolsos totais ou créditos de viagem.

A Ryanair lamenta as interrupções na sua programação, provocadas por restrições governamentais e pela decisão do Governo italiano de restringir as viagens em todo o país para conter a propagação do Covid-19.

 

Ryanair e Airlingus

NOTICIA DE ÚLTIMA HORA (data do post)aqui 

AER LINGUS E RYANAIR se retiram as taxas de mudança de voo por um período devido ao Covid-19. A Aer Lingus confirmou hoje que estenderia sua política de mudança flexível às reservas existentes. A Ryanair a partir de hoje não cobrará por mudanças de voo para clientes que desejam reorganizar seus planos. Para a Aer Lingus, isso significa que a partir das 15h de hoje, as reservas on-line feitas antes de 6 de março para viagens em março, abril ou maio não estarão sujeitas a alterações. As diferenças de tarifas podem ser aplicadas, disse a companhia aérea. “Entendemos que muitos dos planos de viagem de nossos hóspedes são incertos no momento e agradecemos sua paciência enquanto atualizamos nossos sistemas para permitir que essa política entre em vigor”, afirmou a companhia aérea. A Ryanair também adotou medidas semelhantes à luz das mudanças no Covid-19. Um porta-voz da Ryanair confirmou que de hoje até 31 de março, a organização não trará taxas de alteração de voo para clientes que desejam alterar seus planos devido ao Covid-19. “Esta política se aplica a todas as reservas existentes e novas”, disse o porta-voz. “Embora os clientes ainda precisem pagar a diferença de tarifa ao mudar um voo, acreditamos que a remoção da taxa de alteração proporcionará mais flexibilidade.  “Isso não se aplica aos clientes afetados por cancelamentos de voos, pois eles têm direito a reembolso ou uma mudança gratuita para um voo alternativo da Ryanair”. Anteriormente, a alteração das datas / rotas dos voos da Ryanair estava sujeita a taxas a partir de 35 € fora do período de cortesia de 24 horas após a reserva.

 

EASYJET

ver aqui

Disclaimer: A informação está a ser dada em inglês, vou traduzir para português com ajuda do Google translate, por isso já sabem não há perfeições!!  Sempre que se falar de féria vocês considerem a vossa reserva sim? Agradecida!

Comunicado de 13/03/2020

A saúde e bem-estar dos nossos passageiros e tripulação é a nossa maior prioridade. Gostaríamos de assegurar os nossos passageiros de que a nossas actuais políticas e procedimentos estão de acordo com as indicações da Organização Mundial de Saúde e da EASA. Mantemos contacto regular com as autoridades e sempre que se justifique, iremos efectuar alterações aos nossos procedimentos.

Entendemos a incerteza que muitos clientes podem estar a sentir e, portanto, qualquer cliente easyJet que deseje alterar os seus planos de viagem pode transferir os seus voos para datas alternativas e/ou um destino alternativo sem uma taxa de alteração. Se a nova tarifa for mais elevada, os clientes só serão obrigados a pagar a diferença de tarifa. Esta renúncia aplica-se a reservas existentes e novas até novo aviso. Os clientes podem fazer alterações às suas reservas on-line na secção Gerir reservas em easyJet.com ou na aplicação móvel.

Para mais informações sobre restrições de viagens, clique aqui.

Outras reservas não incluídas ?

Qualquer solicitação de alteração deve ser feita por meio de nossa equipa de atendimento ao cliente pela pessoa que fez a reserva. Se as alterações forem possíveis, haverá uma taxa de administração. Isso custa £ 30 por pessoa para alterações feitas mais de 60 dias antes da viagem. Isso aumenta para £ 55 por pessoa para alterações feitas dentro de 60 dias da viagem. Infelizmente, não podemos fazer alterações dentro de dois dias da viagem. A taxa de administração é um acréscimo a qualquer aumento no preço do novo feriado. Você deve estar ciente de que esses preços podem aumentar quanto mais próximo da data da partida forem feitas as alterações e, portanto, entre em contato o mais breve possível.

 

 

EMIRATES

ver aqui

Fonte de noticia publicada no site da emirates

DUBAI, Emirados Árabes Unidos 7 de março de 2020: a Emirates oferece aos clientes mais flexibilidade, escolha e valor por meio de sua recém-introduzida política de isenção para todos os bilhetes reservados emitidos até hoje, de 7 de março a 31 de março de 2020 *, permitindo que os clientes em sua rede possam mudar suas datas de viagem sem taxas de alteração e reemissão. Adnan Kazim, diretor comercial da Emirates Airline, disse: “Queremos que nossos clientes se sintam totalmente apoiados, confortáveis ​​e confiantes ao fazer planos de viagem, oferecendo-lhes as melhores tarifas, sem incorrer em taxas de alteração, caso decidam adiar ou ajustar as datas. A situação permanece dinâmica e continuaremos a procurar maneiras de oferecer flexibilidade, conveniência e tranquilidade aos nossos clientes. ”

O Emirates Skywards também fornecerá mais flexibilidade aos seus membros que foram afetados pelo surto do coronavírus por meio de restrições de viagens impostas e reduções de voos. Os associados Skywards Platinum, Gold e Silver podem manter seu status atual cumprindo 80% de seus requisitos de viagem de nível entre 31 de março e 30 de junho de 2020. Além disso, os associados Skywards reservados para viagens entre 1 de março e 30 de junho de 2020 poderão se beneficiar de um bônus adicional de 20% de milhas de nível.

 

Para maior tranquilidade, a Emirates também está levando seu processo de limpeza de aeronaves para o próximo nível através de medidas preventivas adicionais para implementar procedimentos de desinfecção aprimorados após voos de destinos mais afetados pelo COVID-19. Se a companhia aérea for alertada sobre qualquer caso suspeito ou confirmado de doença infecciosa, as equipes serão imediatamente enviadas para uma limpeza mais profunda para desinfetar completamente todas as cabines da aeronave com produtos químicos mais fortes e aprovados. Em todas as suas aeronaves, a Emirates utiliza filtros HEPA, que comprovadamente removem mais de 99% dos vírus no ambiente da cabine. Se houver um caso suspeito a bordo, a Emirates dará um passo adiante para substituir todos os filtros HEPA na aeronave.

Os clientes são avisados ​​de que diferenças tarifárias ou impostos aplicáveis ​​podem ser aplicados se desejarem alterar suas reservas para uma classe de tarifa diferente. As condições atuais de reembolso e reserva de passagens emitidas antes de 5 de março ainda se aplicam. Os clientes afetados devido a cancelamentos de voos afetados pelo vírus COVID-19 são aconselhados a verificar emirates.com as opções de remarcação ou reencaminhamento.

Os clientes que desejam alterar sua organização de viagens após fazer reservas entre 7 e 31 de março podem visitar seu agente de viagens ou entrar em contato com o call center da Emirates pelo número +971 600 555555.

* Atualização a partir de 08 de março de 2020: a isenção de taxa foi estendida a todas as reservas feitas antes de 31 de março de 2020. Veja aqui para mais detalhes. https://www.emirates.com/ae/english/book/about-booking-online/book-with-peace-of-mind/

 

 

British Airways

ver aqui

Posso alterar minha reserva existente, de acordo com a política com confiança?

Entendemos perfeitamente que muitos de nossos clientes desejam alterar seus planos de viagem, dada a situação em evolução. Por isso, implementamos várias medidas para que você possa reservar com confiança na British Airways.

Para permitir maior flexibilidade, removemos a taxa de alteração em todas as novas reservas feitas de terça-feira, 3 de março a segunda-feira, 31 de março de 2020. Esta é uma situação em rápida evolução e nossas equipes estão trabalhando duro para apoiar nossos clientes. Estamos mantendo isso em análise constante e solicitamos que os clientes continuem verificando suas reservas em ba.com/mmb.

 

Espero que isto tenha sido útil! E não se esqueçam que estas informações estão a mudar de hora para hora. Confirmem sempre antes de fazer o que seja!