Deve ser das perguntas que mais recebo: Como faz com comidas, bebé, crianças e aviões?

São todas perguntas legítimas, mas não há ciência nenhuma por trás das respostas.  Deixo aqui algumas:

PS – Na gíria dos aviões um bebé ou “infant” é considerado como tal até aos dois anos de idade, quando passa a ser obrigatório ter um lugar para ele.

 

Os líquidos de bebé passam na segurança do aeroporto?

Na segurança a comida de bebé passa sem problema nenhum desde que avise que é para um bebé. Existem uns tabuleiros especiais para os biberons com água, as sopas, as frutinhas em pacote e até as garrafas de água (que podem ser grandes – eu pelo menos já passei com uma) para bebés. A segurança testa numas máquinas para comprovar que são efetivamente consumíveis de bebé e não bocados de bombas e já está! Estes testes não comprometem em nada as sopas ou águas.

Também já vi várias famílias a passar a segurança com termos de água e leite quente. O leite em pó também não tem problema nenhum (na nossa última viagem levamos 3 latas sem problema).

 

 

 Como faz com as refeições dos bebés no avião?

Para o Francesco que tem 5 meses levo sopa e fruta feita em casa. Se forem muitos dias de voo, levo sopa e fruta para o primeiro dia, numa lancheira, e depois levo frutinhas geralmente da Ella’s Kitchen (ou outra marca desde que seja orgânico) e o restante do tempo bebe leite.

Para os mais velhos levo frutinhas da Ella’s Kitchen, bolachas, água e depois eles fazem as refeições que oferecem no avião, normalmente há sempre uma carne com arroz ou uma massa que agrada a toda a gente.

 

 

Consigo aquecer a sopa no avião?

Não, os aviões não têm micro-ondas. Em algumas companhias são simpáticos e dão um recipiente com água quente para poder aquecer-se em banho maria, outras companhias dizem que não e pronto.

Eu sempre habituei os meus filhos a beberem os biberons e a comerem a sopa à temperatura ambiente. Acreditem que isto faz uma diferença GIGANTE para quem viaja, podem comer onde for, quando for!

 

Os bebés têm direito a uma refeição no avião?

O bebé tem direito a um lugar no avião? Se a resposta for não, então também não tem direito a uma refeição. Posto isto existem companhias que às vezes dão um boião de comida de gato, mas a versão bebé, eu nunca dei aos meus filhos, mas isso sou eu!

O meu conselho é não contarem com nada de ninguém e estarem preparados com tudo, águas, leites, sopas, frutas.

 

 

O meu bebé tem mais de dois anos e já tem cadeira própria, que tipo de refeição lhe vai ser oferecida?

Uma criança/ bebé acima dos dois anos já paga bilhete quase completo e tem direito a assento próprio. A refeição que lhe será servida é igual à do comum mortal na fila de trás. Se querem uma refeição especial (dieta, sem glúten, vegetariana, etc) têm de a marcar com antecedência, podem fazer isso quando gerirem a reserva – isto só se aplica a voos de longo curso.

 

 

As companhias oferecem um kit para bebés?

Nós já viajamos em companhias que até pratinho e copinho dão, outras que nem um cobertor extra há! A Emirates e a TAP são os mais fortes nos brindes a bebés/ crianças, até hoje uso os babetes e colheres que vêm no saquinho de oferta! Mas mais uma vez isto só se aplica em voos de longo curso.

 

Espero que tenha ajudado.

Se me tiver escapado qualquer coisa, perguntem à vontade!