O que levar como medicamentos em viagem?  Às vezes, e infelizmente, nem tudo corre como planeado e alguém tem um pequeno acidente durante a viagem. Seja uma ferida, uma picada de inseto, uma febre, uma indigestão, ou até uma diarreia (tema de cocó eu sei, mas acontece e muito mais do que imaginamos). Sobretudo quando viajamos com crianças a probabilidade de alguma coisa acontecer triplica. Os miúdos são uns trapalhões e quantas vez por semana fazem uma nódoa negra ou uma ferida?? Não sei quanto aos vossos filhos, mas os meus é semana sim, semana sim, por isso ando sempre prevenida, vá para onde for!!

Aqui está um exemplo da nossa farmácia de viagem para um fim de semana em Portugal!

Depois de várias viagens com bebés de “várias idades” compus, por assim dizer, o que penso ser o essencial de farmácia de viagem perfeita. Claro que cada família é diferente e existem doenças crónicas que requerem outro tipo de medicação que não está na minha lista.

Vejam esta lista como “uma geral” do que deverão levar para uma viagem correr sem stresses, e sobretudo sem ter de ir à farmácia, ou ao médico!

  • Termómetro

O bem mais essencial de todos quando se viaja com crianças. Eu levo o meu termómetro de ouvido que é um pequeno monstro, mas fio-me sempre mais que nos outros!

 

  • Benuron

CRIANÇAS: de preferência em líquido, porque:

  • dá para crianças de todas as idades
  • os supositórios derretem com o calor – eu sei acreditem
  • dá até para nos em casos de emergência

ADULTOS: Comprimidos de 1g para os adultos

 

  • Brufen

CRIANÇAS: Existem dois “tipos” e 20mg ou 40mg, eu levo sempre de 40mg porque as doses são mais pequenas, ou seja, mais concentradas, e fico com mais para casos de emergência e grande consumo.

ADULTOS: comprimidos de 600g, apesar de haver alguns médicos que só concordam com o brufen 400g – perguntem ao vosso médico de família qual das doses é devem tomar.

  • Seringa para a dosagens dos xaropes – Importantíssimo!!!

 

  • Soro fisiológico

Dá para crianças ou adultos, para limpar os olhos caso tenha entrado algo, limpar o nariz, etc. Quando os meus filhos estão “ranhosos” eu levo litros de soro para lavar o nariz, mas quando não é o caso levo unidoses.

 

  • Anti-histamínico – Zrytec, Aerios, Atarax

Isto pode salvar vidas, não literalmente, mas ajuda muito! Quando estivemos na Ásia os meus dois filhos tiveram a proeza de apanhar varicela, e ainda bem que tinha Zrytec connosco. De preferência levem em xarope assim dá para toda a família. O mesmo remédio é usado para crianças e adultos com dosagens distintas, claro!

 

  • Ultra-levur – saquetas

Aquele tema que ninguém gosta de abordar, mas que é mais frequente do que gostaríamos de admitir. Então em miúdos é fogo, ou porque comeram uma coisa que não estão habituados ou simplesmente uma virose apanhada em qualquer lado. As saquetas também podem ser usadas por adultos usando duas doses (confirmar com o seu médico).

  • Saquetas de hidratação

Usamos muito aliado ao tema anterior. A diarreia ou os vómitos desidratam e tiram os sais do corpo, estas saquetas ajudam a repor todos estes componentes mais rapidamente. Estas saquetas dão tanto para crianças como adultos. Também podem ser usadas para dias de muito calor, pode dar-se uma dose (saqueta) para garantir hidratação dos miúdos.

  • Arnica stick

Para as nódoas negras que cá em casa são o dia-a-dia e em viagem continuam a sê-lo. Para quem não conhece é um extrato de plantas/ flores, que existe em stick ou pomada, e alivia as situações dolorosas – contusões, dores de cabeça, nódoas negras. Tem um potencial anti-inflamatório, comprovadamente efetivo, para além do seu uso consagrado como cicatrizante e no combate às hemorragias.

  • Fenistil gel

Apesar de a arnica também dar para as picadas nós não dispensamos do fenistil. Mosquitos são o nosso pesadelo e somos sempre picados, por isso é obrigatório o gel para aliviar a comichão e ajudar a passar mais rápido.

 

  • Creme assaduras – B pantene, soducrem

Este creme apesar de ser mais usado para as crianças na zona das fraldas, também pode ser usado para os pés esfolados de tanto andar!

 

  • Desinfetante spray ou toalhitas

Pela mesma razão que temos de levar pensos rápidos ou steri-strips. As toalhitas que desinfetam as feridas são praticas e não ocupam muito espaço, também existem em pequenos sprays de viagem.

 

  • Pensos rápidos ou Steri-Strips

Uma das duas é obrigatória, é sempre preciso sobretudo quando se viaja com crianças. As steri-strips são uns pensos com cola que “fazem o trabalho de pontos”, são o ideal para aquele corte um bocado mais fundo (ou quando o Tini é atacado pelas pedras da praia!!) – aconselho vivamente.

  • Medicamentos específicos alguma doença na família – Camara expansora, Nasomet, etc

Nós por exemplo levamos sempre Fucidine creme porque o Tini é altamente alérgico a picadas de insetos e fenistil não lhe faz nada. Também levamos sempre Nausomet visto os meus filhos e maridos terem uma tendência natural para o entupimento nasal!

Se alguém sofre de indigestão ou vão para um país género Índia, onde a comida é muito diferente, aconselho a levarem alguma coisa para aliviar – um protetor de estomago ou comprimidos para a azia (aqui não posso ajudar muito porque nunca nos aconteceu).

 

  • Antibiótico SOS

Isto aplica-se mais quando viaja com crianças, e depende muito de médico para médico. A nossa pediatra receita-nos sempre um antibiótico SOS – geralmente amoxicilina. Já aconteceu termos de usar, mas nunca sem antes falar com a médica e ela nos receitar o tratamento com as doses necessárias.

Existem muitas pessoas que são contra este item de farmácia de viagem, para nós já “nos salvou” de ter de ir a um hospital de ilha perdida no oceano!

 

 

Extra:

Repelente – contra os mosquitos malvados, existem repelentes que podem ser usados a partir dos 3 meses, mas eu agora adotei um repelente sem químicos do celeiro, funciona tão bem como os outros e pelo menos sei que é menos “porcaria” que metemos no corpo. A marca que usamos é Zanz Helan e levamos sempre o spray para o corpo todo e o roll-on na carteira para SOS.

Protetor solar – isto é obrigatório, seja o destino praia ou não. Nós levamos sempre fator 50+ para crianças e usamos todos do mesmo! A minha marca favorita e que nunca falha é sem dúvida a ISDIN!

Nota: esta é uma lista que faço para a nossa família, já foi discutida várias vezes com os nossos médicos e pediatras.

 

E vocês levam mais alguma coisa?

Espero que esta lista vos tenha ajudado e que não precisem de usar nada disto!! Mas como diz o ditado – better safe than sorry!

Boas viagens

F