Serra da Estrela os nossos Alpes, Pirenéus, o Evereste da nossa terra. Apesar de ainda ser Portugal está longe para burro. É o balanço perfeito de uns dias de neve, umas crianças cansadas e uma mesa de engordar 4 kilos em 2 dias. É o melhor de dois mundos, perto, local, tem neve, até podes aventurar-te no ski, tem os melhores queijos de Portugal, a gastronomia é de chorar por mais, e é nosso.

Os Salemas na neve – crianças na neve da Serra da Estrela

Ora saímos de Lisboa àquela hora boa das 6 da tarde, demos a volta a Lisboa, evidentemente, para fugir ao trânsito. À hora de jantar estávamos na famosa terra de Oliveira do Hospital a jantar. aos pés da lareira a comer uma boa chanfana – eu não, não é… (para quem não sabe, não como carne há mais de 15 anos, só frango e porque sou obrigada pelo médico durante a gravidez – não tem nada a ver com o radicalismo dos animais, só não gosto do sabor, nunca gostei, fazer o que?)

Uma hora depois estávamos instalados na nossa casinha perdida no meio da serra, a gozar o calor da salamandra e o cheiro a lenha!

Sábado de manha, um excitamento total – VAMOS À NEVE!!!! Depois de um bom pequeno almoço de Serra dirigimo-nos em direção à Torre (ponto mais alto da serra).

Parámos uns 2 ou 3 kms antes, naquele “sítio” que tinha a melhor rampa para os trenós e ainda não estava cheio de gente. Mete luvas, mete gorros, fecha os casacos, saca os trenós e lá vamos nós – os 4 bonecos Michelin para a neve! A Emma estava tão encasacada (e talvez o kit neve fosse para uns aninhos acima) que coitadinha não conseguia andar. Imaginem um boneco Michelin a andar com um fato da neve, pois… não dá!!! E nisto subimos e descemos mil vezes, trocámos os pares, eu fiquei sem braços, até o Tini começar a refilar do frio. Decidimos que a sessão matinal número 1 estava dada por terminada. Mas antes o Tini concretizou um sonho de “criança” – fazer xixi na neve (e não me venham com ahhh que porcaria, porque toda a gente FAZ)!!

Descansados, comidos e bebidos fomos à segunda ronda de neve, mas desta vez o Olaf veio à vida!! Construímos uma coisa parecida com um boneco de neve, metemos-lhe uma cenoura no nariz e TACHANANN um Olaf! Mais umas descidas de trenó e estávamos estourados.

Depois de tentarmos 7 restaurantes em Manteigas a rebentar pelas costuras, fomos até ao hotel das Penhas Douradas almoçar e ainda bem. Um hotel cheio de pinta, uma decoração de fazer inveja, um restaurante só para nós (também já eram horas impróprias para almoço), e show de almoço/ tarde neste sítio divino!

Ao fim da tarde tentámos voltar aos trenós e bonecos de neve, mas já estava o tempo péssimo e em modo nevão. Passeamos em Seia,mas decidimos ir ao supermercado encher-nos de coisas boas e ir para casa gozar o quente da salamandra e paz que a Serra tem para oferecer (depois de meter os miúdos na cama, obviamente).

Mais uma manha, mais umas crianças a saltar-nos em cima! Aviados deixámos a casa, dissemos adeus ao nosso amigo cão e seguimos para o que parecia um filme de terror na neve. Nós acordámos com a ideia grandiosa de irmos para as pistas e revezar-nos para fazer um skizinho. Já me estava a imaginar, toda estilosa, a descer as pistas! Mas carros cheios de neve, um vento que tremia o carro, luzes de nevoeiro e uma subida a 20 km/h – estavamos no meio de um NEVÃO. Não se via um palmo à frente, nada, nickles. Pistas fechadas, demos meia volta e fomos tomar o segundo pequeno almoço ao Sabugueiro. Infelizmente tivemos de fazer uma retirada estratégica da montanha para gozar o resto dia.

Mas nós voltaremos Serrada Estrela!!!

Como chegar:

Fica a 3 horas de Lisboa pela A1 e A23, e a 2 horas e meia do Porto pela A1 e A25. E de Faro fica longe para xuxu!!!

Onde ficar:

• Casas da nascente, Sazes Velho (30 min da Torre), €

Um conjunto de casinhas rurais perdidas na encosta serra. Casas de tipologias diferentes podem albergar até 8 pessoas. A dona é das pessoas mais amorosas que conheci, aqueceu-nos a casa  e ofereceu-nos pão para o pequeno almoço. Não esperem casas rusticas super bem decoradas dignas de instagram, são casa rusticas, práticas e confortáveis.

• Hotel Casa das Penhas Douradas, Penhas Douradas, €€€

O luxo do luxo, a cereja em cima do bolo. Um hotel que se funde com natureza, com uma decoração de fazer inveja e pormenores de estrelas de Hollywood em Aspen.

• Abrigo da Montanha, Manteigas, €
  • Casa Lagar da Alagoa, Vale da Amoreira, €
  • Luna hotel, Penhas da Saúde, €
  • Casas da fonte, Serra da Estrela, €€
  • H2otel Congress Medical Spa, Unhais da Serra, €€
  • Hotel Penha Douradas, Penha Dourada, €€€

Onde comer: (muito importante, FAZER RESERVA ANTES)

• As Lezirias, Unhais da Serra, €
  • O Trenó, Manteigas, € (está em remodelações Fev/19)
  • Casa Martins, Sabugueiro, €

• Bolo de Castanhas
  • Bucho com Grelos
  • Torresmos

E vocês conhecem a Serra da Estrela coberta de neve?