Eu sei que é um tema que tenho referido várias vezes, mas mexeu muito com a nossa viagem, e sobretudo com a nossa maneira de lidar com as coisas do outro lado do mundo!

Como já vos tinha dito o Tini apanhou varicela, ou achamos nós, uns dias antes do seu primeiro aniversario. Foram apenas 3 borbulhas, mas foi a 3 dias do nosso casamento e do batizado dele! QUE MEGA PONTARIA!

Por isso quando as borbulhas rebentaram no nosso 4 dia de férias, nos confins da Tailândia, nunca nos passou pela cabeça que poderia ser varicela, AGAIN!

Numa situação destas o mais importante é não entrar em pânico, sim estávamos longe de casa e do conforto de um hospital conhecido. Mas os miúdos também ficam doentes aqui, ou não?

É importante, em viagem, ter acesso ao nosso pediatra (telefone, email, o que seja), levar uma boa farmácia, ter um seguro de saúde, e uma lista dos hospitais próximos dos sítios onde vamos estar.

É claro que depois da visita ao hospital local e do diagnóstico, fiz as minhas pesquisas e liguei à minha pediatra para confirmar – Mas afinal o que é que é esta treta de varicela duas vezes?

Efetivamente é raro, apenas 1% da população tem varicela duas vezes. Acontece mais aos que tiveram o vírus antes de um ano de idade, e aos que tiveram uma versão muito leve da coisa – poucas borbulhas.

Desta vez a varicela atacou com força que o Tini era uma borbulha gigante. Estando longe do conforto das nossas farmácias e medicamentos conhecidos, tivemos que nos render aos medicamentos que nos deram no hospital – o Zrytec/ Atarax e o Benuron Tailandês. Mas mesmo assim quis saber todas as mezinhas possíveis e imaginárias, para acelerar o processo de cura. Eis o que experimentei e o que achei:

  • Farinha de maizena – bom, farinha de maizena, maizena não havia, por isso usámos farinha de milho. Demos banhos e banhos de papa de farinha.
    • Instruções: deitar a farinha dentro de uma banheira com água morna, ou juntar num copo para fazer uma papa. Banhar e cobrir a zona das borbulhas. Deizar atuar uns minutos. Repetir as vezes que quiser e que acriança permitir.
    • Efeito: Ajuda a aliviar a comichão e a secar as borbulhas.
  • Mel – mel de supermercado normal. É mais trabalhoso que a farinha, mas eu acho que funciona um bocadinho melhor.
    • Instruções: pôr uma gotinha de mel em cima de cada borbulha e esperar 10 minutos. Lavar e tirar bem – esta parte é desafiadora, porque eles ficam nojentamente pegajosos. Nós optámos por lavá-lo no mar!
    • Efeito: Ajuda a aliviar a comichão e a secar as borbulhas.
  • Aloevera – gel aloevera básico de supermercado.
    • Instruções: usar e abusar. Deixar a pele absorver.
    • Efeito: Ajuda a aliviar a comichão
  • Calamine oil – não faço ideia do nome em português, mas se há numa “farmácia” no meio da selva tailandesa haverá certamente em qualquer lado! O melhor para secar as borbulhas a meu ver.
    • Instruções: Aplicar em cima das borbulhas. Cuidado que mancha tudo de rosa, e são manchas difíceis de sair. Só se pode aplicar 2 vezes ao dia.
    • Efeito: TOP para secar as borbulhas

E tenho a certeza que devem existir mais milhares de fórmulas milagrosas para ajudar a curar a varicela – uma flor de hibísco, uma pitada de sangue de morcego, um dente de alho, uma pedra vulcânica, um pelo de dragão, tudo no caldeirão magico. Mas estas foi as que usei, e as que estavam ao meu alcance.

Acima de tudo mimá-los muito, porque doentes e por mais que usemos tudo e mais um par de botas, não há nada que beijinhos de mãe e pai não ajude a fazê-los sentir um pouco melhor!

Espero que este post possa ajudar caso isto vos aconteça a vocês!

Boas viagens

F