Londres não é propriamente um novo destino para os Salemas!

Esta cidade foi mais que uma aventura, foi um caso sério, 7 anos de um género de casamento. Entrámos a pensar que conseguíamos mudar Londres, mas ela não mudou. Não fez esse esforço, e foi um amor que foi esmoreceu nos últimos anos… Raramente tínhamos sol, os invernos sentiam-se cada vez mais rigorosos, e apesar de todos os parques, as atividades para crianças (e ADULTOS), simplesmente queríamos mais.. a culpa não foi tua foi nossa…

Agora deixando as parvoíces de lado – 7 anos é muita fruta, as pessoas crescem, amadurecem e as prioridades mudam! Eu não só queria o bem bom do sol tropical do nosso Portugal, mas também, e  acima de tudo, o estar perto dos meus! Apesar de nos termos mudado à relativamente pouco tempo (só três de nós porque o pai continua a fazer piscinas todas as semanas Londres – Lisboa!!) Londres dá umas saudades!….

Viémos sem planos, bom, sem contar com o aniversário da Tia C. e a visita dos meus pais americanos à Europa!! Quando tinha 17 anos fiz um programa chamado AFS intercultural programs – e fui para casa de uma família de acolhimento no Estados Unidos (mais concretamente na Califórnia – ohh yeahh!) onde fiz o 12º ano como exchange student! Foi um dos melhores anos da minha vida e claro que fiquei com uma ligação muito forte com os meus “pais americanos”.

Juntando o útil ao agradável, colámo-nos ao vôo do Afonso – para ajudar com a logística – e lá fomos nós, 5 dias para Londres em pleno Verão!!

Segunda-feira:

Acordar cedo, tomar banho, vestir os miúdos, dar pequenos-almoços, verificar que levamos tudo, almoço para o avião – crianças, passaportes. All Set – Go! Chegámos ao aeroporto e temos uma triste experiência com a TAP – air Portugal. Já no dia anterior o Afonso tinha estado 40 minutos ao telefone com eles para resolver o facto de nos terem mudado de lugar e separado o Tini do resto da família, sendo que foram lugares pagos. Fomos informados que já estava tudo resolvido mas quando chegámos ao check-in tinham voltado a fazer o mesmo número… antes das 8 da manhã sem café não é fácil levantar a voz, passar-te da cabeça e exigir mundos e fundos, ou basicamente o que pagaste.. ai ai ai TAP. O serviço deixa muito a desejar mas depois o vôo foi TOP, as chicas amorosas brincaram com o Tini, levaram a Emma a passear, compensou!

Aterrámos em Heathrow, e sem pensar duas vezes fomos diretos ao Heathrow Express – 15 minutos até Paddigton (centro da cidade). O Afonso deixou-nos no hotel e seguiu para o escritório – alguém tem que trabalhar!… Lanchámos e, tranquilamente, descemos até ao Hyde Park. Andámos perdidos à procura de dinossauros e só encontrámos patos! Uma verdadeira desilusão para o Tini… Corremos, corremos e corremos até ao jantar, jantar em versão londrina às 6.30 da tarde!

Para festejar o aniversário da Tia C. e a sua despedida deste continente fomos a um pop-up restaurante – nem sabia que existia este conceito – no último andar do Selfridges – Alto by San Carlo. Um super restaurante italiano, cheio de pinta, numa esplanada em altura com teto amovível e 30ºC até as 9 da noite – paraíso para os standards londrinos! Os pratos são deliciosos, mas o serviço estava um pouco descoordenado – talvez por ser um pop-up, não sei!

Terça-feira:

A logística matinal num quarto de 15 metros quadrados quando estás sozinha com dois under 3, não é fácil, nada fácil!!! Dar banhos, vesti-los, eu tomar banho, eu sair do banho e eles estarem encharcados de brincarem ao bebe água e cospe… mudar de roupa. Um foge. Perdi uma meia. O chapéu? Conseguimos finalmente sair e chegar 5 minutos depois do pequeno-almoço fechar, acho que o meu olhar disse tudo e deixaram-nos passar! Uffff primeira etapa done!

De barriga cheia fomos dar um passeio pelos canais de Londres que, quando bate o verão, ficam simplesmente maravilhosos e acabámos no parque onde fizemos um piquenique com os meus “pais americanos”. A meio da tarde, já com os dois meios a dormir, fomos dar um beijinho ao Pai e conhecer os nossos escritórios!!

Depois de uma valente e merecida sesta no hotel fomos à despedida oficial da Tia C. onde eles rodaram o colo de todos os tios babados e terminámos no nosso clássico Belgo. Um restaurante perdido em Convent Garden em que a especialidade são moules e cerveja. Aquele sítio sempre fácil onde íamos, pelo menos, uma vez por mês depois do PUB com os amigos. Só que desta vez fomos com eles!!!!! Uma mega experiência!

Quarta-feira:

Mesmo número matinal, só que desta vez chegámos 15 minutos depois do pequeno-almoço fechar. Nem dei hipóteses: entrei e dominei os únicos 2 croissants e iogurtes que havia!!!

Com os dois a dormir a sesta pós stress da manhã e pequeno almoço agitado – um no carrinho e a outra na manduca – aproveitei para fazer umas compras para eles. Isto quando se é mãe é assim: primeiro eles e depois nós!!! Fui devagarinho até Covent Garden, passando por Oxford St, Carnaby St, Piccadilly Circus, Soho, China Town para finalmente terminar em grande no museu – The London Transport Museum.

No coração de Covent Garden está esta relíquia para os miúdos, só os adultos é que pagam, e o bilhete é valido durante um ano – o que dá imenso jeito para quem vive aqui! São 3 andares de comboios, metros, autocarros de todos os séculos, feitios e tamanhos possíveis. O Tini corria de um lado para outro, histérico, aos berros – “Mamanmamaneste estee agora vamos para ali!!

O museu está super bem estruturado para agradar tanto a adultos como crianças. Conta a história dos veículos expostos, sem ser maçuda, e com pormenores giros e didáticos para os mais pequenos. Em cada andar existe uma secção de brincar com: um mini-autocarro, um mini-ferry, uma mini-pista de comboios, ferramentas, luzes e zona de refeições! Estivemos mais de 3 horas num museu que se vê facilmente em 30 minutos! Rebentádos com esta emoção pelos meios de transporte fomos lanchar com o Pai ao escritório e de volta ao hotel para mais um super sesta!

Jantámos com os meus ”pais americanos” numa esplanada, a gozar o verão londrino, e a recordar os bons velhos tempos de California. Basicamente a gozar com os meus momentos de atleta de alta competição, mas soube-me pela vida!!!

Quinta-feira:

Nem vale a pena repetir – já sabem o que aconteceu logo de manhã… eu achei que com os dias melhorava. Mas não…

Apanhámos o metro e fomos, FINALMENTE, ao museu de história natural em South Kensigton. Este museu é um mundo, existem milhares de exposições e de salas, salinhas e salões. Aconselho a escolherembem antes o que vão ver! Nós íamos com um só objetivo – DINOSSAUROS. Assim que entrámos os olhos do Tini começaram a brilhar. As mãos a tremer – afinal de contas íamos ver aquele T-Rex amigo que é gigante e refila com as pessoas. Entrámos na sala de mão dada. Eu sempre a lembrar-lhe que é um dinossauro amigo e que está a dizer “Olá” às pessoas que o vão visitar. Ele já está na boa, quando eu insisto para fazer um filme, e que ele nos mostre como faz o dinossauro. Não é que levo a rebocada da minha vida! Que estou a chatear o T-Rex e que ele não pode ficar zangado – senão come o Tini, e o Tini não quer ser comido…. A imaginação fértil deste meu filho!!! Voltas e mais voltas pelo museu. Tocámos em todos os dinossauros possíveis e saímos outras pessoas – DINOSSAURADAS. O Tini assustava toda a gente com o seu mini-dino e andava todo contente a saltar de sala em sala!

Como Emma não ligou nenhuma a toda esta aventura, achei por bem mostrar-lhe alguma coisa que ela achasse piada. No museu de história natural, no inicio do Verão, costuma haver uma exposição sazonal de borboletas. Uma tenda com 45º, humidade tropical e milhares de pequenos e grandes bichinhos voadores de todas as cores!! Ficou maluca com tanta borboleta e cor! Um amor a tentar agarra-las mas claro que a destreza motora de uma bebé de 11 meses deixa um bocado a desejar no que toca a apanhar um bichinho do ar!

Para terminar em grande e deixá-los KO fomos ao museu da ciência que está ao lado. Fizemos os carros, os motoros, os planetas, os foguetões e terminámos na zona de atividades para crianças onde ela deitou-se no chão, rendida, e ele gastou o fim das pilhas!

Depois de um pit-stop, para um sesta, no hotel fomos para Kings Cross onde vimos os comboios, grandes e verdadeiros, passeámos pela parte rehabilitada dos canais. E terminámos o dia em grande num restaurante com direito a música ao vivo com um show especial pelo Tini!! E tirar o Tini do piano?? O que vale é que estava tudo a adorar os acordes musicais do pequeno dinossauro!

Sexta-feira:

Dia de volta a casa com direito ao número do acordar cedo, tomar banho, vestir os miúdos, dar pequenos-almoços, verificar que levamos tudo, almoço para o avião – crianças, passaportes. All Set – Go! A única diferença para o voo de ida é que este era às 7 da manhã e os aeroportos em Londres não ficam propriamente na cidade. Por ser tão cedo compensou-nos apanhar o táxi, não há transito e evitamos ter que apanhar táxi, comboio e andar quilómetros entre o terminais!

Uns dias super bem passados, 4 dias intensos para matar um bocado o bichinho das saudades que esta terra deixa!!

Em breve um roteiro completo para crianças e adultos de uma visita short and sweet à maravilhosa cidade de Londres!!