Fazer malas de vaigem não requer nenhuma arte, apenas prática! Deixo-vos aqui a lista dos error mais comuns quando se prepara uma mala de viagem:

1.Não verificar o tempo

Aquele erro básico de não se ver se vai chover ou se vão estar 40 graus à sombra! Não assumam que vai estar sempre a mesma temperatura, sabem bem que a meteorologia é das ciências mais “mentirosas” do sempre!! Às vezes basta um anticiclone da Noruega para alterar tudo e o que eram umas férias agradáveis passam a ser aquelas férias onde foram obrigados a ir comprar camisolas de urgência!

2.Levar demasiada coisa

Isto é um clássico, sobretudo para as mulheres. Aquela eterna questão – Mas será que me vai apetecer vestir isto no sábado à noite? Ou então – Levo os dois e depois logo escolho!

Um truque para evitar malas com “tralha” a mais é fazer ou preparar os kits de roupa quando fazem a mala. Assim já não têm de pensar o que vão vestir durante a viagem e até podem separar por conjuntos, o que facilita na hora de vestir!

3.Esquecer-se de uma mala/ carteira para o dia-a-dia

Nós mulheres, muitas vezes levamos um saco grande como “carteira” durante a viagem, mas na verdade para o dia-a-dia dá jeito uma coisa mais pequenina apenas para os essenciais! E lembrem-se que podem sempre meter a mala mais pequena dentro da maior durante a viagem!

4.Não arrumar a roupa em sacos mais pequenos

Parece contra-senso arrumar roupa dentro de saco e saquinho, mas a verdade é que para além dar organização diminui o espaço utilizado! Vejam este post que explica tim-tim por tim-tim como empacotar com esteste método!!

5.Não cumprir com a norma dos líquidos aceites para uma mala de cabine

Mesmo quando despachamos malas para o porão, há sempre um ou outro líquido que levamos para o avião, seja ele o líquido das lentes de contacto ou um creme para as mãos. Não se esqueçam da regra se segurança – aplicada em praticamente no mundo inteiro – líquidos SÓ PASSAM se tiverem até os 100 ml e têm de estar num saco transparente à parte (a maioria dos aeroportos fornece o saco sem custo).

Existe a exceção de antibióticos, mas é OBRIGATÓRIO levar a receita médica. No caso de viajar com bebés podem levar leite, sopa, água e puré – estes são examinados à parte.

6.Não ter/ levar uma cópia dos documentos

Nem tudo são rosas e na eventualidade de se perder a carteira ou desta ser “desviada” é importante termos SEMPRE um backup. Não digo para tirar fotocópias dos vossos documentos, mas tenham uma cópia de todos no vosso email, que estejade fácil acesso. Documentos a considerar ter cópia:

  • Cartão de cidadão ou passaporte
  • Cartão de saúde
  • Seguro de viagem
  • Contatos dos bancos – caso seja preciso anular cartões e pedir novos

7.Não levar uma muda de roupa (extra) na mala de cabine

Isto é para o caso quando vão despachar malas para o porão, mas levam malas de cabine – NÃO se esqueçam de levar uma muda de roupa! Eu sei que isto parece que não faz muito sentido, mas se soubessem o jeitão que esta “tal muda extra” já nos deu! As malas perdem-se, ficam para trás e nós muitas vezes ficamos sem nada para vestir. Isto é real e acontece, infelizmente, mais do que deveria. Não custa nada meterem uma t’shirt, uns calções e umas cuecas extra na mala de levam convosco na cabine!          

 

Espero que estas dicas vos ajudem a estarem preparados para a melhor viagem de sempre!

Boas viagens