Corona virus in the house.
Esta história do covid trouxe-nos uma nova realidade. Este maldito vírus parou o mundo e para agora para voltar ao que era vamos demorar. Mas como viajar é viver, temos de nos adaptar a este mundo “covidiano”. Até o vírus desaparecer ou estiver totalmente controlado é importante termos certos cuidados em viagem:
Alojamento
Procurar e escolher os alojamentos que tenham o selo CLEAN AND SAFE, assim temos a certeza de que seguem as diretrizes da DGS e do Turismo de Portugal. Para adquirir este selo todos os alojamentos sejam alojamento local ou hotel têm de fazer formação e respeitar um número de regras para a proteção dos seus hospedes
Monumentos
Verificar se os monumentos estão abertos e a funcionar nos seus horários habituais. A grande maioria reabriu com horários reduzidos e limitação de pessoas. Neste momento o turismo de Portugal já e só está a atribuir selos CLEAN AND SAFE aos monumentos públicos. No entanto os monumentos privados são os “próximos da fila” na atribuição deste selo.
É importante que os monumentos sigam as diretrizes da DGS. Não devemos nunca esquecer de usar sempre máscara e desinfetar as mãos antes de cada atração.
Restaurantes
A grande maioria já reabriu e segue todas as regras impostas pela DGS. Muitos dos restaurantes optaram por não dar menus e têm ou QR codes para aceder através do próprio telemóvel, ou pedem para abrir o menu diretamente do website. Estas medidas evitam contaminação cruzada! As tasquinhas que não percebem nada de tecnologia adotaram o menu no quadro à porta do restaurante.
Alguns restaurantes têm o cuidado de desinfetar pratos, talheres e copos à nossa frente o que dá uma sensação de segurança acrescida.
Todos os empregados devem usar máscara durante todo o serviço.
Parques
Regra geral os parques todos já estão abertos ao público. Existem pessoas que usam mascara outras não. Nós usámos sempre máscara quando existem mais pessoas no mesmo recinto. Quanto aos parques infantis só usamos em lugares remotos ou em sítios que sabemos que são desinfetados regularmente durante o dia.
Transportes
Ainda não andámos de avião, por isso não vamos falar sobre isso, mas já andámos de autocarro. É importante manter a distância de segurança, ou seja, cadeira sim, cadeira não ocupada. Usámos mascara o caminho todo. A vantagem é que as pessoas ficam meias esquisitas de máscara então ninguém vai aos berros ao telefone e a viagem é super tranquila!!!
E vocês já viajaram desde que este vírus anda para aí? Que cuidados têm?
Fiz uma viagem de metro entre a Póvoa e o Porto e fiquei positivamente surpreendida com o civismo e cuidado das pessoas. Toda a gente de máscara (bem!) colocada e sentada em lugares alternados.
Senti que tinha entrado no metro de Tóquio. E o silêncio? Maravilhoso. 🙂
Boas viagens!
Acho que nos vamos habituar rapidamente a esta nova forma de viajar! Mas concordo contigo o silêncio é mesmo o melhor!