Tudo começou numa tarde de domingo onde discutíamos – os gémeos e suas mulheres sendo eu uma delas – o que íamos fazer para os grandes 40 anos! Rendemo-nos sem luta ao sonho de uma viagem, os quatro à sombra da bananeira sem miúdos e sem horas para acordar ou comer!
É a mais pura das realidades, pais cansados sonham com umas miniférias de rebolisse, boa comida e sem horários.
Tínhamos o ponto de partida depois foi só escolher o destino, com o inconveniente de ter uma grávida no grupo e cortar metade do planeta devido à zika. O Afonso e eu sempre fomos muito fãs dos Emirados Árabes para um “break familiar”, é relativamente perto, existem voos diretos, está sempre sol e calor, tem bons restaurantes cheios de pinta e somos sempre tratados como uns reis. Receita perfeita.
Desta vez apanhamos uma promoção daquelas de cair o queixo no hotel de sonho em Abu Dhabi – The St. Regis Saadiyat Island Resort – e claro que não pensamos duas vezes. A Mrs O Around the world – das melhores bloggers de viagens que existem – vai várias vezes por ano descansar a este lugar mágico, e se ela diz que é mágico nós vamos!
Voámos em separado, porque como boa mulher fui buscar o Afonso a Londres, e aproveitei para ver umas amigas e fazer umas comprinhas. Chegámos na quinta de madrugada a Abu Dhabi e supresa das supresas quando vemos coisas como pingas de água a cair do céu…. WHAT THE F?
Será chuva que vemos no deserto? Viemos nós para o meio das arábias para levar com chuva? Uma pessoa começa logo a arfar mal mete os pés fora do avião. Viram o nosso estado de choque e ofereceram-nos logo um cocktail (sem álcool) para acalmar os ânimos, e garantiram que à tarde estaria tudo de volta ao normal. E assim foi, entre o desfazer as malas, tomar aquele mega banho de imersão porque se tem uma banheira com uma vista inacreditável para uma praia e um almoço ligeiro o sol apareceu. Os cunhados, entretanto, chegaram vindos do Dubai (fizeram o voo direto de Lisboa e apanharam um táxi até Abu Dhabi 90 min) e rapidamente movemos as tropas para uma espreguiçadeira de praia. Demoramos sensivelmente 30 segundos a adormecer TODOS! Depois de uma longa sesta sem interrupções decidimos ir espreitar o Louvre, a 5 min do hotel.
O Louvre é sem dúvida dos edifícios mais impressionantes que já vimos, uma camada de folhas metálicas que parecem relógios futuristas que se mexem com o vento! Vale a pena visitar só para ver esta peça de arte. O museu em si está muito bem curado e apesar de pequeno tem peças suficientes para nos levar numa viagem temporal desde do início dos tempos das civilizações.
Em seguida fomos dar um passeio ao que poderíamos considerar o “centro” de Abu Dhabi, sendo que é uma cidade bastante diferente do estilo que estamos habituados, o “centro” são dois mega centros comerciais. Não é bem a nossa praia, demos uma volta e foi unanime “checked vamos, mas é jantar que ouvi dizer que aqui há sítios de perder a cabeça”. E depois de um manjar dos deuses no Tailandês Sontaya fomos gozar de uma noite bem dormida sem CRIANÇAS pelo meio!
O dia seguinte foi complicado – acordar tarde, comer mais do que devia ser permitido e repetir, rebolar até à praia, flutuar na água devido ao excesso de peso, ler, dormir, ir para a piscina e REPETIR O PROCESSO!
Ao final da tarde fomos até à Grande Mesquita ou Sheukh Zayed Grand Mosque que é simplesmente indescritível. Tínhamos estado aqui há um ano e podíamos andar por todo o lado, agora com o aumento do fluxo turístico as pessoas (não crentes) estão restringidas a partes da Mesquita perdendo grande parte da essência da grandiosidade que é. Mas mesmo assim não deixa de ser a mesquita mais bonita que já alguma vez vi!
Depois do passeio fomos ao KOI, tão bom que voltámos na segunda à noite.
Os Emirados são conhecidos por terem restaurantes bons ao nível de Londres, o Dubai conheço bem e posso confirmar, mas Abu Dhabi era a primeira vez e não lhe fica atrás. É tudo tão bom, com pinta, com ambiente e um assalto à mão armada!! Mas nos tínhamos um trunfo – uma app com descontos em tudo, restaurantes, SPAs, experiências no deserto! Um verdadeiro tesouro e existe para várias cidades do mundo – Entertainer – paga-se o pacote da cidade e dá direito a variados descontos de 2 por 1. AMAZING!!!
O terceiro dia FESTEJAMOS os 40 dos gémeos, e fizemos o que eles quiseram – NADA!!! Bom não foi bem nada, foi um repeat do dia anterior… e o bem que soube. De noite celebrámos no Hakkasan que está no palácio de Abu Dhabi. O palácio é assim uma coisa tirada de um livro de fantasia, ora imaginem ouro, agora imaginem todo o ouro do mundo. Pois é muito mais que isso!!!! TUDO DOURADO, tudo de mármore, tudo gigante, tudo demais! E depois numa das pontas do palácio num terraço de sonho está este mega restaurante de fusão chinesa. Foi uma boa entrada nos 40! Quando eu chegar lá (daqui a 15 anos!!) pode ser o mesmo se faz favor!
O quarto dia foi o dia do Deserto, vieram buscar-nos às 3 da tarde ao hotel e 1.30h depois estávamos perdidos no meio do nada. Camelos, serpentes (não vi, mas sei que elas estavam lá) e dunas gigantescas. A primeira parte do passeio foi uma quinta de camelos, mas eu só pensava numa casa de banho, e no meio do deserto não abundam… foi assim uma aventura!!! Depois disso andámos de jipe pelas dunas, por vários momentos achei que íamos virar, e quando finalmente chegámos ao campo fizémos hena, jantámos sentados como uns Sheiks na areia a assistir a umas danças tradicionais e uns belly dacings!! Também havia hipótese de fazer sandboarding e andar de camelo, mas um não deu para fazer pelo estado de graça e o outro é só a pior coisa do mundo, DESCONFORTAVEL até à última casa!!!
O quinto e último dia foi um mix de saudades dos miúdos com um OH NÃO esta despreocupação e falta de noção está no fim! Gozámos ao máximo o sol, as piscinas, as refeições fora de horas e da leitura não interrompida!
E assim se passaram 5 dias no oásis de Abu Dhabi. Eu sou fã dos Emirados para uma escapadinha a meio do ano. Há sol, há bons restaurantes e há descanso certo. E vocês sabem o quão preciso é às vezes desligar da rotina e namorar um bocadinho!!!
Quem conhece Abu Dhabi? O que acharam?
Boas viagens
F