O vírus impulsionou-nos a re-explorar Portugal, a ver e conhecer zonas que já não visitávamos há décadas. A zona de Viseu foi uma das escolhidas para um fim de semana em família, sendo que Mangualde foi o que ficou no coração.

Não conhecíamos Mangualde, nem nunca tínhamos ouvido falar, mas depois de alguma pesquisa fiquei curiosa com o Palácio Condes de Anadia.

Mangualde é uma pequena vila a 20 minutos de Viseu, no centro da Beira Alta bastante conhecida pelas suas grandes festas da cidade, geralmente no final de Agosto. E claro pela doçaria tradicional de origem conventual da Pastelaria do Patronato, em especial o doce de Feijão!

 

O que fazer ou visitar:

 

Palácio Condes de Anadia

Este palácio é um magnífico exemplar do barroco setecentista e aqui encontramos os elementos arquitectónicos e estilísticos próprios de uma grande casa senhorial onde estão presentes os gostos e costumes da época.

O Palácio Anadia encontra-se dentro de uma quinta de recreio portuguesa, com mais de 30 ha, em pleno centro da cidade de Mangualde, mantendo integralmente a estrutura original. As dimensões são surpreendentes e é composta pelo imponente palácio, jardins, hortas, pomares e vinhas todos harmoniosamente integrados e uma extensa mata. Atualmente é considerado um Imóvel de Interesse Público desde 1978. Em 2014 foi reconhecida a importância de todo o conjunto e passou a ser um Conjunto de Interesse Público, incluindo o palácio, jardins, quinta e mata anexa.

 

Igreja da Misericórdia de Mangualde

A igreja principal da vila de Mangualde remonta ao seculo 18, com o estilo barroco e a típica torrem sacristia e salões de igrejas da Misericórdia desta altura.

 

Termas de Alcafache

Um maravilhoso SPA que oferece para além de uma água rica em sulfato, sódio e bicarbonato, um menu de massagens com lama, jacuzzis entre outros.

 

Santuário de Nossa Senhora do Castelo

Uma ermida de estilo barroco de 1832, situada no ponto alto da vila tendo uma vista privilegiada sobre a mesma. Se for aventureiro pode deixar o carro em baixo e deliciar-se pela enorme escadaria até ao topo da colina onde se encontra a Ermida.

 

 

Anda da Cunha de Baixo

Recuperado recentemente é um monumento nacional que retrata as “campas” dos tempos da pré-história.

 

Mosteiro de Santa Maria de Maceira Dão

Um mosteiro perdido no meio de uma paisagem digna de filme italiano passado na Toscana. O acesso não é muito fácil, mas o GPS ajuda. Hoje em dia é propriedade privada, mas os caminhos de terra para lá chegar têm uma vista soberba sobre o mosteiro.

 

Citania da Raposeira

Um sítio arqueológico de ruínas romanas de tipo habitacional, ou seja, uma aldeia romana, ou que sobre dela!

 

Barragem de Fagilde

Se está com calor é o lugar ideal para um mergulho. Parte das praias estão concessionadas, mas depois dos bares de praia existem alguns acessos pedonais até à água!

 

Praia de Mangualde

Uma praia artificial com diversão para as crianças. Quando fomos ainda se encontrava encerrada devido ao vírus.

 

E por fim para almoçar ou jantar o Restaurante o Valério, para além da comida ser extraordinária fomos muito bem recebidos.

 

Espero que gostem, boas viagens