Recebo sempre muitas perguntas de como fazemos com a alimentação dos miúdos quando viajamos. Para o Tini e para a Emma é fácil:

  • pedimos coisas simples como uma pasta, um hamburger grelhado, arroz branco, vegetais cozidos, peixe grelhado
  • tudo sempre SEM PICANTE
  • agua engarrafada sempre, e nunca bebidas com gelo

Para o Francesco que ainda é um bebé, a história já é diferente porque não lhe damos qualquer coisa para comer. Aliás até se pode dizer que somos um pouco pais galinha no toca a alimentação deles muito bebés.

A logística alimentar de um bebé em viagem é, vá sendo simpática, um tanto ou nada complicada. Não pode ter sal, só uma pinga de azeite, os legumes têm que ser bons, bonitos e biológicos (se der), o melhor que pudermos!

Então aparecem as perguntas: Mas como é que se faz com as sopas? E a fruta? Leva congelado de casa? Pede para fazerem no hotel? Compra aqueles potes de comida pre-feita de bebé? Dá sopa da minha?

Tudo é opção, mas nenhuma se encaixa no nosso perfil de viagem. Primeiro não posso contar com a comida de hotel, depois não gosto de dar comida de pacote ou processada, e por fim quero que o bebé se sinta o mais “em casa” possível, isto é, casa é a comida caseira.

Por estas razões todas adquirimos a maravilhosa 2 em 1 da Philips Avent e levamos connosco em todas as viagens.

Nós usámos dia sim dia não durante todos os nossos passeios Asiáticos, quando a Emma era pequena também usámos muito. É de facto o objecto mais indispensável de toda a viagem.

Sempre que chegávamos a algum sítio a primeira coisa que fazíamos era uma visita ao supermercado local para abastecer legumes, frutas, iogurtes… e bolachas para as horas críticas!!! Em qualquer lado e com 25 min tínhamos uma sopa feita – 20 min de cozedura e 5 minutos com o descascar, cortar e triturar!

Eu chamo-lhe a minha mini bimby portátil que coze e tritura tudo o que quiser desde carne, peixe, legumes a fruta. Por ser portátil não é muito grande, consigo fazer 4 sopas de cada vez – o que para mim é a dose ideal.

Para fazer sopa é tão simples como isto:

  • corte os legumes aos bocados

  • coloque no recipiente, atenção não ultrapasse a marca do máximo porque senão não só não coze como para triturar é um desastre (eu já tentei acreditem em mim!!)
  • adicione água na máquina – eu faço sempre a “olhometro”, mas existe um medidor
  • rode o botão para a esquerda – Cozer a vapor – espere 20 min até a máquina parar
  • rode o recipiente ao contrário

  • rode o botão para a direita – Triturar – aqui terá que manter o botão rodado manualmente, faça-o durante 5 segundos e repita até a sopa ou puré ficar com a consistência que deseja
  • TXANAN já está

Nota: Pode adicionar a carne ou o peixe aos legumes ou pode cozer em separado, eu sempre fiz tudo junto porque senão é demasiado tempo!

Para fazer fruta e caso não a queira cozer pode simplesmente cortar a fruta ou legumes aos bocados, colocar o recipiente com parte verde ou cinzenta (depende do modelo) para cima e triturar!! Não se esqueça que triturar é de 5 em 5 segundos até a obter a consistência desejada. E a melhor parte é que na compra desta mini bimby da Avent recebe um mini livro com receitas de sopas e compotas de frutas, para quando a nossa imaginação já não dá para mais!

Aqui está um pequeno tutorial (da própria Philips Avent) de como funciona e das maravilhas que faz.

 

 

De mãe para mãe (ou pai, tio, avó ou periquito) aconselho vivamente!

Caso queira comprar use o link abaixo com preço mais competitivo do mercado!

Boa viagem