Há relativamente pouco tempo, quase um ano, tive um pequeno episódio, no Chiado, onde roubaram-me a dignidade e a carteira. Foi uma experiência zero simpática/ agradável, e deveras frustrante. Como foi a primeira vez que tal coisa me aconteceu, tive que descobrir as várias etapas do pós-crime, desde do reportar o roubo, ao fazer a documentação. Um filme de terror!!! Para tal tive o enorme prazer de esboçar uma pequena lista de “to do’s”. Espero que esta lista ajude, ou descomplique, caso esta porcaria vos aconteça (e espero mesmo que não).
Esta lista está por ordem de prioridades [Atenção: isto é a minha ordem de prioridades]. Acrescentei ao final da lista passos extra caso isto aconteça fora de Portugal.
Portugal e estrangeiro, PARTE I:
- Chamar muitos nomes, gritar e soltar a frustração.
- Cancelar todos os cartões. Dica: começar pelos cartões de crédito, normalmente são os mais fáceis de usar, e regra geral têm plafons mais altos. Todos os bancos têm linhas próprias para cancelamento de cartões, procure na app do seu banco – em contactos (se ainda tiver o telemóvel)! Senão peça um telefone emprestado e vá à internet. Quando cancelar os cartões, peça para emitirem uns novos automaticamente, regra geral demoram uns dias a chegar pelo o correio.
- Ir à Polícia reportar o furto/ perda. Isto é importante, porque é com o papel do auto da Polícia que podem mandar fazer cartões de urgência (nas sucursais do vosso banco), passaportes etc. sem este papel tudo complica vezes dez, e muitas vezes têm de pagar a reemissão dos cartões por não ter a documentação da polícia. São raros os casos de sucesso, em Portugal ou fora, em que a Polícia apanha o ladrão ou encontra os documentos, não fuqem à espera porque podem envelhecer rapidamente! Também é importante que a Polícia dê de alta o roubo do vosso cartão de cidadão, BI ou passaporte para um caso de tentativa ou mesmo roubo de identidade.
- Procurem no vosso email, peça à sua mãe/ pai, se alguém tem uma cópia dos vossos documentos de identificação, e imprimam, para qualquer eventualidade enquanto não têm uns novos. (MALTA É OBRIGATÓRIO terem as cópias dos vossos documentos no email)
- Caso tenham sido assaltados ou perdido os documentos numa loja ou espaço fechado, peçam para falar com o encarregado/ manager e dêem-lhe o vosso número de telefone ou do hotel para caso encontrem algo poderem entrar em contacto.
—
Passos extras caso estejam no estrangeiro:
- Liguem ao seguro de viagem, caso tenham um, e ativem-no imediatamente.
- Liguem para o seu banco, caso tenha uma sucursal neste país, e peçam para poder levantar dinheiro no balcão mais próximo.
- Vão á à embaixada/ consulado do vosso país – dêem de baixa os documentos perdidos, e peçam com caracter de urgência um documento de identificação.
- Caso tenha voo para no próprio dia, ou no dia seguinte, liguem à companhia a avisar o sucedido. Regra geral eles trocam os voos sem problemas, com o papel da polícia claro, mas a um pequeno custo claro, a não ser que seja GOLD member!
—
Portugal e estrangeiro, PARTE II:
- Alguns bancos com o ato de roubo ou perda da Polícia, emitem cartões na hora, o que ajuda imenso a moral e na vontade de viver!
- Se forem portugueses pode agendar uma hora, na loja do cidadão online – seção “perdi a minha carteira” – para refazer todos os documentos – Cartão de cidadão, carta de condução etc. Caso precisem com urgência, e não possam esperar pelo agendamento, dirijam-se à loja de cidadão mais próxima, e boa sorte porque são senhas diferentes, em departamentos diferentes = um dia divertido e perdido! Caso não sejam portugueses, mas tenham residência em Portugal (o meu caso), vão diretamente ao SEF pedir uma segunda via da carta de residência. Para a carta de condução têm que ir obrigatoriamente ao departamento IMT (loja do cidadão não dá), e tem que apresentar a carta de residência ou o papel de como já foi pedido. Ahh e são 30 euros!
- No caso dos seguros médicos, liguem para a companhia e peçam para emitirem novos cartões, o mesmo se aplica ao cartão do Jumbo, Continente, etc.
E é isto… parece fácil, mas não é… É UM VERDADEIRO PINCEL, mas na realidade é só mesmo isso, é chato, não é grave!
Se acharem que me esqueci de qualquer coisa digam, comentem, falem, interajam!
Boas viagens