Panorâmico de Monsanto, Lisboa
O mais recente miradouro de Lisboa, sendo que já existe desde 1968. Foi apenas reconhecido e aberto como um miradouro oficial de Lisboa em setembro do ano passado.
Como ir:
A morada, para quem usa a maravilha do google maps é: Estrada da Bela Vista, Lisboa.
Quem vem da A5 em direção Cascais – Lisboa, saí na saída de Monsanto, na rotunda vira na terceira saída e passa por cima da A5, depois vai em direção ao palácio da Fronteira, ou à prisão de Monsanto… e direita, esquerda, direcha, abajo, una mano en la cintura e un movimiento sexy!!! Eu sou um zero à esquerda, mesmo péssima a dar indicações, por isso desenhei um MAPA.
Aqui está ele, MUITO mais fácil assim!
Informação útil:
Existem dois horários, o de verão das 9h – 19h, e o de inverno: 9h – 18h.
A entrada é gratuita, e tem estacionamento interior – entre pelos portões e vire à sua direita, a 100 metros encontrará o parque.
História:
Esta bisarma com a melhor vista de Lisboa foi inicialmente construída para ser um restaurante. Depois do fracasso do restaurante nos anos 70, deu cara a bingos, armazéns e de tudo um pouco. Até que em 2001 foi deixado ao abandono. Era um espaço frio, cheio de graffitis, vidros por todo o lado, um cheiro nauseabundo, e como se dizia – “foi tomado pelos drógados”.
Finalmente a Camara Municipal de Lisboa, percebeu o potencial, deste local maravilhoso, e depois de uma limpeza abriu as portas em 2017. E assim nasceu, para mim, o melhor miradouro de Lisboa (oficial).
Presente:
Hoje em dia é um melting pot de diferentes tipos de arte, ainda se vê muito grafitti, mas daqueles com classe, bem feitos. Instalações de coisas que não percebo, paredes recortadas para revelar retratos. E dos tempos primórdios pode ver-se um painel cerâmico dos anos 60 sobre “Figuras e Cenas da Cidade de Lisboa”, um mural pintado, um painel de azulejos que retrata Lisboa antes do terramoto de 1755, entre outros.
Um mix do presente e do passado, do moderno e do clássico, do bom e do mau. Isto tudo com uma vista, e eu sei que já disse isto mil vezes, mas a vista é realmente inacreditável.
É muito mais que um miradouro, é uma peça extraordinária da arquitetura vanguardista para altura. Um edíficio, ou uma massa enorme de betão redonda, e depois tem pastilha as paredes (aquele azulejo de piscina, estão a ver?) – prontooo, nem tudo podia ser TOP!
A vista que tem é uma vista 270 graus, vê se tudo, desde da ponte vasco da gama ao Estoril.
Dica:
Explore não só o interior do edifício, mas também as mil salas e salinhas que tem todo à volta. As estruturas em metal que parecem ter sido outrora jardins de inverno. E o espaço subterrâneo enorme, que dá a sensação ser um parque estacionamento de um filme de terror.
É isto, agora tudo a visitar esta maravilha que Lisboa nos deu e que só os turistas é que parecem saber!!
Boas viagens
F
Olha que máximo! Não sonhava!
Tens que ir lá!