Cada vez mais vivemos num mundo consumista, onde tudo é um balúrdio!

Onde é que já se viu festas de aniversário de 1 ano custarem o sálario de uma pessoa? Com direito a bolo, decorações e confettis matchy matchy e um granda fotógrafo para capturar o momento?!! Não me levem a mal, acho estas festas maravilhosas – os miúdos adoram e os pais agradecem – mas nem toda a gente tem capital para isto. O que é que aconteceu às festas da nossa infância onde os nossos pais faziam tudo, desde da sandoca com fiambre ou queijo, aos bolos de chocolate e os smarties espalhados pela mesa? As atividades das festas eram inventadas por nós com ajuda dos pais (pouca, que eles estavam na conversa entre eles com uma jola na mão). Hoje em dia, há animadores de festa, uns cantam outros pintam a cara. E se eu quiser fazer uma festa à antiga?

O que é que eu posso oferecer na festa dos meus filhos que seja memorável, mas sem ter que dar um rim?

Estou a organizar a festa de aniversário, conjunta, do Tini e da Mimi, e afinal de contas são 3 e 1 ano, as atividades não precisam de ser sofisticadas, eles ainda são uns bebés! Depois umas pesquisas “extensas” aqui vão algumas ideias de atividades para um mega festão de aniversário: (sem implicar estoirar o cartão de crédito)!!!

  1. Bolas de Sabão – sabem aquele básico das bolas de sabão que se compra no chinês? Pois é isso mesmo. Se quisermos ir um passo mais à frente, agora existem aquelas máquinas que fazem bolas ainda maiores. Ou se quiser fazer em tudo em casa clique aqui para instruções de como fazer o sabão caseiro e um aparato de bolas gigantes! 
  2. Pinturas – Escreva nomes de crianças na parte de trás de grandes pedaços de cartolina/ ou rolos de papal e deixe que os convidados usem marcadores, tintas e / ou giz de cera para colorir em todo o papel. Prenda o papel no topo de uma mesa ou, se for bom, faça um cavalete, colando a cartolina/ rolo de papel.
  3. Dançar – básico!! Os miúdos de 2, 3 e 4 anos ADORAMMMM dançar, metemos uma música boa, saltamos um bocadinho e o resto da festa fazem eles.
  4. Jogo da raposa e da galinha – As crianças sentam-se no chão formando um grande círculo. Dê dois sacos de feijão a duas crianças sentadas em lugares opostos no círculo. Chame o primeiro saco de feijão a “galinha” e o segundo a “raposa”. E o jogo consiste em passar os sacos de feijão de criança em criança à volta do círculo, para ver se a raposa consegue apanhar a galinha.
  5. Limbo – preciso mesmo de explicar? Aconselho apenas que comecem os adultos para incentivar as crianças e criar um pequeno ambiente de risota entre os pais!  
  6. Desfile – Os miúdos adoram desfilar! Faça o seu próprio desfile de aniversário, dê às crianças instrumentos musicais – tambor, pandeireta, buzinas, tudo o que faz barulho funciona – e faça-os desfilar pela casa ou jardim tocando a versão deles dos “Parabéns”.
  7. Caça ao Tesouro – Escolha grandes ovos de plástico, bolas, lembrançinhas ou qualquer outra coisa com o tema da festa de aniversário, e esconda-os na sala, no jardim, na cozinha enquanto as crianças não estiverem a ver.
  8. Escondidas – mais um grande clássico. Preciso de explicar este? Uma criança conta até vá… 15 muito alto, de olhos fechados, contra uma árvore (?) e os outros escondem-se. Aos 15 abre os olhos e tem que encontrar os amigos! 
  9. Piñata – é um jogo de festa super popular. A Piñata pode ser jogado da maneira tradicional, onde cada criança se reveza e tenta acertar a piñata pendurada com um bastão (eu daria qualquer coisa mais macia caso acerte em nós em vez da piñata) até que a piñata fique destruída e os bombons caiam!!
  10. Mascarados – os miúdos adoram mascarar-se. Crie uma área com roupa antiga, fatos de carnaval ou de Halloween. E crie um concurso do mais bem vestido, ou do mais assustador, os o mais qualquer coisa. O objetivo é todos ganharem o concurso em alguma categoria.
  11. História e livros – às vezes, nós pais, esquecemo-nos que uma das coisas que os miúdos mais gostam são histórias e livros. Sente-os num círculo, escolha um livro e conte uma história.
  12. Macaca – o jogo mais jogado da minha infância. Precisa de giz, uma pedra e duas crianças. Para jogar, a criança atira a pedra para a primeira casa e desloca-se até lá ao pé-coxinho apanhando a mesma e voltando para trás. Efectua o mesmo processo até chegar ao último patamar. Na casa 4 e 5 e 7 e 8 os dois pés devem ser colocados em simultâneo. Depois de saltar as últimas casas é necessário efectuar o percurso contrário. Ou isso ou então clique aqui para um vídeo que explica muito melhor que eu!
  13. Apanhada – este jogo consiste em cansar os miúdos!!! É um último recurso quando o espaço é pequeno mas sempre válido quando há energia a mais nasala! Consiste numa criança apanhar as outras, quem foi apanhado passa a ser quem vai apanhar os amigos!

 

Se tiverem mais ideas de atividades BBB – boas, bonitas e baratas – por favor partilhem!!! (deixem comentários!)

Espero que tenham gostado deste pequeno back to basics!!

F

Nota – as fotografias foram tiradas da maravilhosa internet, espero não ser nenhuma criança a vossa, e se sim peço desculpa, assim fica um post mais compostinho!!