Diz-se que se conhece uma pessoa quando se faz férias com ela, e eu não poderia concordar mais.
Já fiz férias com pessoas com quem me dava lindamente, fora do contexto das 24h sob 24h juntos, e quando fomos de férias foi o desastre. Não estávamos em sintonia, a nossa maneira de ver o mundo das viagens era diferente e não vou dizer que estragou a nossa amizade mas claramente também não a fortelaceu!
Pensamos sempre que o complicado da viagem é o organizar, as datas, o destino, etc. mas a verdade é que há toda uma logistíca durante a dita cuja viagem. Existem alguns mecanismos que podem ajudar a viagem a correr às mil maravilhas.
Aqui vão os meus 3 passos a seguir para ter uma viagem de sonho, isto é, sem chatices e no final continuarem todos amigos com antes (ou melhor!).
1.Designar pessoas para certos cargos
Como falei no meu post anterior – como não leram?? Leiam aqui – de como organizar uma viagem com os amigos e ficar com os amigos no final – é importante cada um ter uma tarefa, assim evitam-se aqueles cometários: “Cala-te pah, tu não fizeste nada!”
Cada pessoa pode encarregar-se de tarefas simples, por exemplo:
- Marcar hotel/ airbnb
- Marcar bilhetes de avião/ comboio
- Marcar restaurantes
- Planear itinerário de visita
- Marcar, organizar transfers do aeroporto ao hotel e vice-versa
- Organizar atividades para um dos dias
2. Gerir o budget
Dinheiro, money, guita, ouro, cachim é sempre um tema sensível e muitas vezes os amigos chateiam-se por isto.
Existem várias formas de gerir o budget numa viagem em amigos:
Opção 1 – pode sempre ir para um lugar com pulseirinha e aí tem a certeza que não e gasta nem mais um tostão.
Opção 2 – quando se vai jantar fora divide-se tudo por todos e acabou-se a história, mesmo se alguém não comeu uma panna cotta!
Opção 3 – Toda a gente mete 50 euros para o fundo de maneio e há um desgraçado que fica encarregue de pagar as contas no final – as jolas, os jantares, entradas no museu, na dancetaria, etc.
Eu pessoalmente adoro a opção 3, se não for eu a desgraçada!!! Mas também podem ir rodando e há sempre alguém que adora controlar a riqueza do grupo. Para mim é a opção menos complicada e não se fica horas de calculadora em punho a fazer trocos para aquelas contas que são sempre qualquer coisa como 17.67 euros a cada um! E evita-se todo o número de: Ohhh Esteves olha lá que tu deves-me 40 cêntimos!
3. Amigo não empata amigo
Esta é a regra mais importante de qualquer viagem, cada um faz o que quer quando quer (dentro do razoável claro!).
Se um prefere ficar a dormir e os outros querem ir visitar um museu, cada um faz o seu programa e encontram-se mais tarde. Se o outro quer ir para os copos às 11 da manhã deixem-no estar que ele está de férias!!
Eu já fiz várias viagens em que as pessoas achavam que éramos um grupo para a vida (??) e que tínhamos que fazer que fazer sempre tudo juntos, ERRADO!!! Esta atitute é meio caminho andado para correr super mal!
Boa comunicação é o sucesso de uma viagem. Se tudo for falado antes e durante a viagem não tem como correr mal!
O mais importante é que todos se divirtam e na volta já estejam todos a planear a próxima viagem!!
Boa viagem
F