O que é que toda a gente quer saber????

Pergunta para queijinho: como arranjar viagens de avião baratas?

Isto não é uma ciência exata, mas existem uns truques para conseguir preços de avião mais simpáticos. Claro que isto só se aplica se formos nós a ter o trabalho, as agências continuam a cobrar o delas!!

Comecemos pelos básicos:

 

1. Usar SEMPRE browser incógnito

E o que é isso? Simples: Ao fazer uma busca pela internet com um browser incógnito, faz com os cookies sejam apagados cada vez que abre uma página incógnita – ou seja que o IP do teu computador (a “morada” do teu computador) não fique registado nos sites. Caso contrário, cada vez que fazes uma busca, o IP fica registado e os sites aumentam o preço. Já alguma vez te aconteceu estar à procura de um voo e quanto mais procuras mais caro o preço fica? Pois é, é isto mesmo, o teu IP ficou guardado! Claro que hoje em dia existem site que não guardam cookies (como a Skyscanner), mas são muito poucos e nunca de se fiar!

Para abrir um browser em incógnito basta seguir os seguintes passos:

 

2. Ser Flexível

Não há nada melhor que flexibilidade total, quando maior esta for melhor será o deal.

O que quer dizer isto?

  • Datas, poder sair a meio da semana
  • Voo direto vs. indireto, fazer escala ou não
  • Partir de outro aeroporto, por exemplo já pensaste que talvez do Porto ou de Faro o voo é muito mais barato e até rende a viagem até la?
  • Comprar voos em separado, por exemplo queres ir até Bali, já viste a opção de – mais que uma escala? Ir daqui até Amesterdão numa primeira reserva e depois comprar o voo de Amesterdão para Bali?

Na grande maioria das vezes este género de flexibilidade reflete-se no valor da viagem. Por exemplo, o destino é Dubai e Lisboa – Dubai está a um preço obsceno, uma solução poderia ser – sair a uma terça a meio da tarde, do Porto e fazer escala em Frankfurt! (estou a inventar atenção, é só um exemplo)

 

3. Usar os melhores agregadores de voos

No fundo os agregadores funcionam como as agências de viagem, metendo uma fee em cima do preço dos voos. É importante escolher os melhores agregadores e sobretudo aqueles que não têm fees extra em cima do custo da linha área. Aconselho a usar:

  • Skyscanner – Escolha número um, até porque a skyscanner não só vai diretamente ao site da linha aréa como também, agrega agregadores (como a Expedia)
  • Momondo – também é bom, mas não dá tanta flexibilidade com o anterior
  • Kiwi.com – fortes nas milhares de combinação de linhas áreas diferentes,  aqui voltamos à história das várias escalas
  • E para voos dentro dos Estados Unidos sem a menor duvida Airfare watchdog – tem todos os super deals do dia e vale mesmo a pena

NOTA: marcar voo ida e volta é geralmente mais barato que marcar 2 idas em separado

 

4. Qual é o melhor dia para voar

O Skyscanner é único agregador que deixa fazer pesquisas sem datas ou destino escolhido, o que  permite ver todas as hipóteses que existem, sem que ter de dar informação. No fundo, é como se fazer um filtro “do mais barato para o mais caro” e PUMM de repente aparece TODA a oferta existente.

É também, o único site que permite escolher o mês inteiro vs. uma data específica, o que faz com que consigas ver em que dia do mês é mais barato marcar o voo, ou qual é a combinação de dias mais barato.

Uma vez escolhida a combinação de datas que mais te convém, irão aparecer todas as hipóteses que existem, isto é, todos os horários disponíveis e combinação de voos com ou sem escalas para as datas selecionadas.

Quando escolheres o voo com o horário que queres, o skyscanner mostra o valor por companhia/agência. Regra geral, a primeira é sempre o mais barata, que é diretamente à companhia aérea e não através de agência.

  

Dica: Podes criar uma alerta de preço, sempre que ospreços baixarem para aquele voo que andas a namorar, a Skyscanner avisa-te!

 

5. Ver alternativas

Aqui é quando falava de aeroportos alternativos. O Skyscanner dá a opção de escolher o país inteiro como local de partida, isto faz com que a pesquisa reflita todos os aeroportos do país abrindo a novas hipóteses, escalas e preços. Por exemplo, escolhe Portugal em vez de escolheres Lisboa.

 

6. Marcar os voos de ligação em separado

Nem sempre sai mais barato, mas às vezes podes ficar surpreendido. Claro que se optares por este caminho marca sempre os voos com tempo de segurança entre eles – não te esqueças dos atrasos, e se forem voos em reservas separadas e não chegares a tempo da ligação não há nada a fazer!

 

7. Usar milhas

Esta dica é básica, tem que se tentar milhas sempre!!!! Comprar bilhetes com milhas sai uma pechincha. Nós voamos todos os meses Londres – Lisboa por £15 e em business!!

Voltando ao exemplo de Bali e assumindo que tens milhas, marcas o voo com milhas até Amesterdão numa reserva e noutra reserva compras o bilhete até Bali a dinheiro.

O tema milhas tem muitos mais truques, mas isto fica para outro post porque senão nunca mais saio daqui, e tenho um Tini doente a precisar muito de mim no sofá!

 

8. Ganhar Milhas

Não há nada como milhas para termos acesso a bilhetes muito mais baratos ou para os tão desejados upgrades. Ultimamente nas viagens de longa duração usamos sempre as milhas para irmos “LIKE A BOSS” em business, e vou vos dizer faz toda a diferença. Relativamente a isto tenho dois conselhos:

  • Junta-te/ inscreve-te em todas as linhas áreas e façam o cartão de frequent flyer, estes cartões não só dão deals especiais a estes clientes como dão acesso prioritário aos Saldos de voos!
  • Cartões de crédito ou débito que dão milhas, a TAP faz isto. São cartões de crédito que cada euro que gastas converte-se em pontos ou milhas.

Nota: quando reservares toma atenção ao grupo da linha aérea, a star aliance, por exemplo, é composta por 500 linhas áreas diferentes e dentro do mesmo grupo podes transferir milhas de uma companhia para a outra!

 

9. Cuidado com os custos adicionais

Algumas companhias, como Ryanair e outras low costs (quase todas) têm custos adicionais sejam eles o tipo de pagamento, bagagem ou aquele seguro que foi adicionado sem ninguém pedir. Por isso cuidado! Outra forma de poupares dinheiro é levares o snack e a aguinha para os voos low cost, em que uma água são 10 mil euros e uma sandoca outros milhões!

 

10. Ver qual é a moeda que sai mais em conta

Regra geral sai SEMPRE mais barato pagar na moeda local. Se estás a marcar um voo interno nas Índia pagar em rupias é sempre mais em conta que pagares em euros. Aqui entram os esquemas das taxas cambiais – os bancos aproveitam-se disto toda a gente sabe, mas as companhias áreas aproveitam-se ainda mais!! Estes mudam o valor da moeda quando o rei faz anos, o que pode ser uma vantagem caso a moeda tenha caído a pique!

11. Fazer SEMPRE a reserva de manhã

Não me perguntes porque, mas de facto a partir do meio dia os preços sobem. É acordar e marcar viagem antes do banho! Teoria comprovada cientificamente pela vossa assessora de viagens – EU!

 

BONÚS: Caso tenham um cartão de crédito com seguro associado, façam o pagamento com esse. Aqui também poupamos alguns euros e viajamos seguros. Cá em casa usamos o American Express que para alem de nos segurar dá-nos milhas infinitas!!! Sou a maior fã do Amex!

 

Seguindo estes passos tenho a certeza que vais encontrar voos mais em conta. E caso queiras viajar, mas não sabes para onde o Skyscanner mostra-te para onde pode ir.

 

Depois não digam que não sou amiga!!

 

Boas viagens!

F